segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Revoluções agitam a Europa - Propostas de transformação social

A necessidade de mudança

As mudanças sociais e políticas trazidas pelo liberalismo também trouxeram mais debate político e respeito ás leis. Entretanto, alguns filósofos e outros pensadores consideravam essas mudanças insuficientes, porque não conduziram a uma ordem social igualitária.
Na primeira metade do século XIX, três grandes pensadores se destacaram por suas propostas de superação dos problemas sociais: Saint-Simon, Charles Fourier e Robert Owen.

             

Socialistas utópicos

Friedrich Engels, intelectual alemão do século XIX, classificou esses pensadores como socialistas utópicos.
Segundo Engels, a transformação social proposta por Simon, Fourier, Owen era uma verdadeira utopia, porque só seria alcançada por meio de uma obra voluntária, feita pelas elites, que concordariam em perder boa parte de suas propriedades, privilégios e fortunas, em troca do bem-estar comum. E, segundo Engels, isso nunca ocorreria.

 

O marxismo

            O marxismo é a mais importante das teorias socialistas tanto por sua coerência teórica quanto por suas repercussões práticas. Deve seu nome a Karl Marx (1818–1883), que contou com a colaboração intelectual e a ajuda material de Friedrich Engels (1820–1895).
            A teoria marxista afirma a existência de uma permanente luta de classes na sociedade. Para Marx, é essa luta que move a história, fazendo-a avançar. Marx e Engels consideravam, entretanto, que só se atingiria o comunismo se a revolução ocorresse em escala mundial, devido ao caráter internacional do capitalismo.
 

O anarquismo

            Além dos socialistas utópicos e dos marxistas, outra proposta de mudança social surgiu no século XIX: o anarquismo. De natureza complexa, as idéias anarquistas recusam toda e qualquer forma de organização estatal que seja imposta às pessoas.
            Para os anarquistas, o Estado é a origem de todos os males, porque exerce controle sobre os indivíduos e os impede de seres livres. Alguns dos principais pensadores anarquistas foram o francês Pierre-Joseph Proudhon, o russo Mikhail Bakhunin e o italiano Enrico Malatesta. 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário