segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Revoluções agitam a Europa - Novas formas de ver o mundo

O processo de secularização

            No contexto das revoluções dos séculos XVIII e XIX, que permitiram às burguesias tomar o poder, teve início também uma grande secularização: as igrejas começaram a perder influência na sociedade. Isso se deveu a três tipos de fatores: econômicos, políticos e culturais.
            Do ponto de vista econômico, é necessário destacar o processo de urbanização; a legislação, fator político, produzida pela Revolução Francesa; o desenvolvimento de uma mentalidade científica foi o principal fator cultural de secularização.

 A revolução técnica e científica

            A industrialização acelerada da Europa, junto com o enorme avanço da ciência, da técnica e da tecnologia, provocou uma profunda mudança na mentalidade científica e cultural do século XIX.
            O principal responsável por essa mudança foi o biólogo inglês Charles Darwin, com o livro A origem das espécies, publicado em 1859 . Essa obra pôs de cabeça para baixo o mundo científico e religioso da época. Nela, Darwin apresentou a sua teoria da evolução, na qual afirmou que o meio ambiente tem influência fundamental sobre o ser humano.
            A partir dessa teoria, Darwin concluiu que nós seres humanos somos o resultado de uma seleção natural. Concluiu também que nós e as espécies que têm um parentesco evoluiu conosco – os chimpanzés, os orangotangos e os gorilas – somos o resultado da evolução de um ancestral comum.
            As idéias de Darwin estabeleceram entre os cientistas a crença na evolução contínua da humanidade, em que cada conquista científica seria um passo em direção ao progresso, sempre de caráter positivo. Mas não foi apenas a mentalidade científica daquela época que manifestou essa crença no progresso. Muitos escritores, artistas e intelectuais acreditavam, no século XIX, que o presente era melhor que o passado e o futuro seria melhor que o presente.

                                                  
A sensibilidade romântica

            Nas primeiras décadas do século XIX, o Romantismo surgiu como uma nova forma de comportamento, de pensamento político e social e de criação artística e literária.
            Destacamos três características fundamentais do romantismo: A rebeldia dos românticos se manifestou em oposição ao racionalismo iluminista e ao modelo clássico de beleza;  A nova atitude diante da natureza; A nova visão de mundo e do ser humano.

                                                               
Técnica ou poética?

            Na segunda metade do século XIX, o Realismo foi o estilo predominante, tanto na literatura quanto na pintura. Os artistas realistas demonstravam uma grande confiança na capacidade humana de conhecer e expressar a realidade.
            Os artistas realistas se diferenciavam dos românticos principalmente na valorização da observação como a qualidade mais importante de um artista. Numa clara expressão da racionalidade científica, os realistas buscavam a objetividade para conseguir expressar ums visão fria e distanciada das coisas.
            Ao contrário dos românticos, os artistas realistas se dedicavam a temas de sua própria época e da realidade cotidiana.

                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário