segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Brasil : da Regência ao Segundo Reinado - A expansão cafeeira no Brasil

- O Cafeeiro chegou ao Brasil

            Ele teve origem na África,onde era consumido em forma de pasta.De lá ,foi levado para a Arábia e a Europa.Chegou às Antilhas ,na América ,no início do século XVIII.
 O café foi introduzido no Brasil em 1727,trazido da Guiana Francesa.Inicialmente, a planta era cultivada para consumo doméstico e não tinha ainda valor comercial. Apenas no final do século XVIII   ,com a ampliação do consumo,a produção para o mercado começou a se expandir.
 No começo do Segundo Reinado,em 1840,o café já era o principal produto da economia brasileira,representando cerca de 40% das exportações do país e mais da metade da produção mundial.

- Do Vale do Paraíba ao Oeste Paulista

            A primeira fase de produção para um amplo mercado teve como centro do Vale do Paraíba,ocupando parte do Rio de Janeiro,São Paulo,Espírito Santo e Minas Gerais.
            Por volta de 1860,a cultura cafeeira do Vale do Paraíba deve sinais de decadência .O desmatamento,o uso do solo e a ausência de técnicas para evitar a erosão causaram o enfraquecimento das plantas e a queda da produção.
             A expansão cafeeira em São Paulo permitiu que a província se transformasse na área mais rica e dinâmica do país.

- A organização do cultivo

A primeira fase de expansão da lavoura de café,no Vale do Paraíba, caracterizou-se pelo baixo investimento em tecnologia e pelo aproveitamento de recursos que já existiam ou era pouco utilizados,como a oferta de terras.
            Na segunda fase de expansão do cultivo,no Oeste Paulista,a mão-de-obra inicial foi também a do negro escravizado.No entanto,a partir da metade do século XIX,a dificuldade de obtenção de mão-de-obra escrava,levou os cafeicultores a contratar trabalhadores imigrantes para trabalhar nos cafezais.

- Mudanças favorecidas pelo café

            A riqueza produzida pelo café atraiu investidores externos, fazendeiros e comerciantes nacionais com outra mentalidade e trouxe um notável progresso para o Sudeste.Surgia assim uma nova elite social,os barões do café.
            Em São Paulo,a primeira ferrovia foi a São Paulo Railway Company ,construída com capitais ingleses.Ligava a cidade de Jundiaí,no interior do estado,ao porto de Santos e entrou em serviço em 1867.Depois dela,outras estradas de ferro foram construídas em São Paulo  ,organizadas com recursos dos próprios cafeicultores,como a Paulista,a Mogiana e a Sorocabana. 

Um comentário:

  1. onde é quando foi fundada a primeira fazenda de café de são paulo?
    vc esqeceu de citar o motivo da dificuldade de obtenção de mão-de-obra escrava...
    a ferrovia São Paulo Railway Company foi contruida por capitais ingleses... e vc esqeceu de citar o nome do Visconde de Mauá

    ResponderExcluir